Nos últimos anos, os banhos de ródio e ouro se tornaram populares e deram destaque às semi joias, porém, é importante saber diferenciar as joias das semi joias, e estar atento ao fato de que existem banhos que se assemelham ao de ouro ou ródio, mas que utilizam substâncias extremamente tóxicas, um verdadeiro risco à saúde, principalmente para gestantes.

Gemstones-low-res-small (1)Não cometa o erro de tratar bijuterias e joias de prata como semi joias. É importante lembrar que a prata é um metal nobre, enquanto as chamadas “bijus” são confeccionadas em latão ou outro material que não participa da família de metais nobres. As joias podem ser confeccionadas em prata, ouro ou platina, e com as misturas de metais é possível obter as ligas de ouro branco, ouro amarelo ou rosé.

No caso do ouro branco, é utilizado o paládio associado à prata para dar ao ouro um aspecto bem claro, com uma coloração champagne. Somente após o banho de ródio ele adquire o tom branco que conhecemos, por isso que com o atrito anéis e alianças costumam apresentar pontos com coloração amarelada, é o ródio se soltando. Nesse caso, é necessário um novo banho de ródio para se obter uma peça novinha em folha.

Quando o assunto são as pedras, exija sempre pedras naturais preciosas. Não se deixe levar pela conversa de vendedores que apresentam pedras sintéticas de má qualidade com a tonalidade das preciosas alegam serem “cristal safira”, por exemplo, que nada tem a ver com a safira propriamente dita. As pedras sintéticas são comumente utilizadas em bijuterias, porém, em algumas lojas é possível encontrar junto à prata e até mesmo ao ouro. Exija sempre pedras naturais de qualidade.

No caso dos cristais Swarovski, é comum encontrar várias marcas informando que utilizam os famosos cristais austríacos, porém, muitas vezes trata-se apenas de uma jogada de marketing inescrupulosa para tentar agregar valor ao produto. Para identificar os verdadeiros é importante colocá-los contra a luz e procurar a assinatura a laser da marca. Existem outras empresas que produzem cristais de boa qualidade, porém, se você vai pagar pela marca e tradição Swarovski, deve exigir um produto original.